quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Preocupação*




Guia-me mansamente as águas tranquila. (Sl 23.2)


Infelizmente. A preocupação é o fardo da carga.
Ele transborda com "E se" e "Como posso". "E se chover em meu casamento?" "E se eu me casar com um sujeito que ronca?" "E se eu não me casar?" "Como poderei bancar a vida dos meus futuros filhos?" "E se depois de toda a minha dieta, eles descobrirem que alface é engordativa, e chocolate não?"
Incômodo. Grosso. Sem atrativos. Rangente. Difícil de manusear. Irritante de se carregar e impossível de se largar. Ninguém quer suas preocupações. Verdade seja dita, nem você as quer. Ninguém tem que lembra-lhe o alto custo da ansiedade (Mais o farei de qualquer modo). A preocupação divide a mente. A ansiedade reparte a energia entre prioridade de hoje e problemas de amanhã. Parte de nossa mente está no agora; o restante está no amanhã. O resultado é meia mente vivendo.
E esta não é a única consequencia. Preocupação não é uma doença, mas causa enfermidades. Ansiedade é um hábito dispensioso. Claro, poderia valer o custo, se fucionasse. Mas não fuciona. Nossas inquietações são vãs. A preocupação nunca clareou um dia, nunca resolveu um problema, ou curou uma enfermidade. Como pode alguem lidar com a ansiedade? Você pode experimentar o que fez um companheiro. Ele se preocupava tanto, que decidiu alugar alguém para preocupar-se por ele. Encontrou um homem que concordou em ser o seu empregado preocupador, por um salário de duzentos mil dólares por ano. Depois que o homem aceitou o trabalho, sua primeira pergunta ao patrão foi : "Onde vai arranjar duzentos mil doláres por ano?" Ao que respondeu o homem: "Esta preocupação é sua."
Lamentavelmente, preocupação não é uma tarefa que você pode repassar a outrem. Contudo, você pode superá-la. E não há Lugar melhor para começar que no verso dois do salmo do Pastor.
"Guia-me mansamente a águas tranquilas." declara Davi. E, caso pegamos o ponto, ele repete a frase no versículo seguinte: " guia-me pelas veredas da justiça". "Guia-me". Deus não está atrás de mim gritando, "Vai!". Ele está adiante de mim convidando, "Venha!". Ele está na frente, roçando o pasto, cortando o mato, mostrando o caminho. Chegando na curva, ele dirige: "Vire aqui". Antes da elevação, Ele gesticula: "Suba aqui". Parando perto das pedras, Ele adverte: "Cuidado para não pisar aqui". Ele nos guia. Ele nos diz o que precisamos Saber, quando precisamos sabê-lo. A ajuda de Deus é oportuna.
Ele interpõe-se entre você e a necessidade. Deus nos guia. Deus fará a coisa certa na hora certa. E que diferença isto faz. Desde que eu sei que a sua provisão é oportuna, posso desfrutar o presente.
"Dê sua total atenção ao que Deus está fazendo agora, não se preocupe com o que poderá ou não acontecer amanhã."
Deus ajudará você a lidar com qualquer dificuldade que surgir quando chegar a hora "Eu não sei o que faria se meu pai morrese". Você saberá quando chegar a hora. "Quando meus filhos sairem de casa, penso que não suportarei". Não será fácil, mas a força virá quando chegar a hora.
"Eu nunca poderia dirijir uma igreja. Há muita coisa que eu não sei." Você pode estar certo. Ou você pode estar querendo saber de tudo cedo demais. Não seria o caso de Deus lhe dar as respostas quando chegar a hora? A chave é esta: Encontre os problemas de hoje com a força de hoje. Não começe a atacar os problemas de amanhã, até amanhã. Você ainda não tem a força de amanha. Você só tem o suficiente para hoje. Mais de oitenta anos atrás, um grande canadense da medicina, Sir Willian Osler, pronunciou um discurso aos alunos da Universidade de Yale, intitulado "Um modo de vida". Na mensagem ele relatou um acontecimento ocorrido quando ele se achava a bordo de um vapor. Certo dia, quando estava conversando com o capitão do navio, ele ouviu soar um alarme agudo. "São os nossos compartimentos não afetará à prova d'água se fechando", explicou o capitão. "É uma parte importante de nossas manobras de segurança. Em caso de problema real, a água que flui para um compartimento não afetará o restante do navio. Mesmo se colidirmos com um iceberg, como fez o Titanic, a água encherá apenas aquele compartimento rompido. O navio, no entanto, continuará Flutuando".
Quando falou aos alunos de Yale, Osler recordou a descrisão do navio feita pelo capitão: Cada um de vocês é, certamente, uma organização muito mais maravilhosa como aquele grande vapor, e com destino a uma longa e distante viajem. Meu desejo é que você aprenda a dominar a sua vida, vivendo cada dia em um compartimento a prova do tempo, e isto certamente garantirá a sua segurança através de toda a jornada da vida. Toque um botão e ouça, em cada nível de sua vida, as portas de ferro se fechando sobre o Passado- os ontens mortos. Toque outro e feche, com uma cortina de metal, o Futuro-os amanhãs por nascer. Então você estará seguro. seguro por hoje.
 Não pense no monte de coisas a serem feitas, nas dificuldades a serem vencidas, mas concentrem-se na pequena tarefa ao alcançe de seu braço, deixando que ela seja suficiente para o dia; obviamente, o nosso dever não é cuidar do que está vagamente à distância, mas fazer o que está claramente à mão. Fácil falar. Nem sempre é fácil fazer, certo? Somos demasiadamente propensons a nos preocupar. Justamente na noite passada estava me preocupando em meu sono. Despertei do sono e, bem no meio da noite, comecei a me preocupar. Entao as palavras de Jesus vieram-me à mente. "Não se preocupe com o amanhã". E por uma vez decidi não me preocupar. Afinal, por que deixar que os problemas imaginários do amanhã me roubassem o descanso da noite? Poderia eu previnir a doença permanecendo acordada? Iria eu adiar a aflição por ficar pensando nela? Claro que não. Então eu fiz a coisa mais espiritual que poderia ter feito. Voltei a dormir.
Por que você não faz o mesmo? Deus está conduzindo você. Deixe até amanhã os problemas de amanhã.
Arthur Hays Sulzberger foi o editor do New York Times durante a Segunda Guerra Mundial. Por causa do conflito mundial, ele achava quase impossível dormir. Ele não foi capaz de banir de sua mente a preocupação, até adotar como lema estas cinco palavras: "Um passo basta a mim"- Tiradas do hino "Lead Kindly light".2


Guia, Luz amável...
Dirije tu os meus pés
Não peço para ver a cena distante
Um passo basta a mim.


Nem Deus deixará você ver a cena distante. Então pode desistir de procurar por ela. Ele prometeu uma lâmpada para os nossos pés; nao uma bola de cristal para o futuro; Não precisamos saber o que acontecerá amanhã. Precisamos saber apenas que Ele nos guia e que "acharemos graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno".


Rafinha Queiroz :)

Um comentário:

  1. Rs... bom dia Rafa!
    Adoro seus textos...
    Continue escrevendo... continuo lendo e comentando...
    Pré-ocupação é fogo é de fato uma ocupação q temos antes do tempo. hehehe

    Xerão

    ResponderExcluir